A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o IDR-PR, iniciaram os trabalhos de monitoramento dos esporos da Ferrugem-Asiática, realizando a instalação de quatro coletores de amostras em pontos estratégicos no município, localizados na Comunidade da Linha Timóteo, na Linha São Judas, Rio da Prata e Linha Gaúcha, conseguindo, assim, monitorar a presença de esporos de inúmeras doenças, principalmente a ferrugem da soja.
A leitura das lâminas é feita semanalmente, mas até o momento não foi encontrado nenhum esporo.
A Ferrugem-Asiática é considerada a principal doença da cultura da soja, sendo causada pelo fungo Phakopsora Pachyrhizi. Os sintomas iniciais são pontuações escuras nas folhas e quando o fungo produz esporos na planta, torna a cor da folha amarelada, como uma ferrugem.
A ferrugem-asiática é uma doença que traz grandes preocupações aos produtores de soja, podendo alcançar perdas de até 90% da lavoura.
“O monitoramento do fungo é uma estratégia importante para o manejo da ferrugem, de forma racional e econômica, porque permite detectar a presença de esporos, antes da manifestação efetiva da doença a campo, possibilitando planejar e definir a aplicação de fungicida. De maneira geral, o monitoramento pode resultar em redução no número de aplicação de fungicidas quando comparado com as aplicações calendarizadas. Porém destaca-se que outros parâmetros devem ser considerados para a tomara de decisões.”, explica o técnico agropecuário, Adelmo Pereira.
Fonte e foto: Assessoria